Empresas de posicionamento na web: chaves para escolher o melhor

Alcançar as primeiras posições no Google não é uma tarefa fácil, e ter uma boa empresa de posicionamento na web é uma excelente opção. É um argumento que pode ser fundamentado com uma equação muito simples. Para que o site da sua empresa ganhe visibilidade, você tem duas opções: investir em publicidade (Google Ads, Facebook, etc.), ou melhorar o posicionamento orgânico (gratuito).

Ambos têm seus prós e contras, e não são contraditórios nem mutuamente exclusivos. Entre as vantagens da publicidade paga, talvez uma das mais notáveis ​​seja que os resultados são imediatos. Sua empresa cria uma campanha no Google Ads e começa a obter resultados no mesmo dia (se não no local). A desvantagem disso é que, da mesma forma, no momento em que você para de investir em sua campanha, os resultados são instantaneamente cortados.

O trabalho de uma empresa de posicionamento na web, por outro lado, começa a dar frutos em um prazo um pouco mais longo. Embora dependa de vários fatores, em termos gerais os resultados começarão a ser visíveis ao longo do primeiro mês, mas você precisará de dois a três meses para perceber que eles começam a se consolidar e ganhar força. (Para você ter uma ideia melhor do trabalho envolvido e do tempo que pode levar para obter bons resultados, recomendo meu artigo sobre como melhorar a posição do seu site no Google.

Mas a principal justificativa para preferir o posicionamento orgânico às campanhas pagas é que os resultados de um bom posicionamento na web perduram no tempo, mesmo após a interrupção dos serviços da empresa de posicionamento na web que você contratou.

Empresa de posicionamento orgânico vs. Google Ads

As vantagens e desvantagens mencionadas não são os únicos fatores a serem considerados na hora de decidir entre campanhas pagas no Google Ads ou uma empresa de posicionamento na web. As características do seu negócio – e, sobretudo, do seu site – são uma variável importante.

O que você deve considerar ao pensar em uma empresa de posicionamento web (ou uma consultoria de SEO), é que a principal ferramenta –ou o recurso mais importante– para alcançar resultados é a geração e publicação de conteúdo. Acima de tudo – embora não apenas – textos. Portanto, um site “institucional” ou estático não é um bom candidato para posicionamento orgânico. Nesse caso, é preferível investir em campanhas do Google Ads (ou algum tipo de publicidade paga).

Então, um especialista em SEO ou uma agência de seo certamente proporá que você desenvolva uma seção de blog, onde possam publicar frequentemente artigos sobre os temas do seu negócio e tópicos relacionados. O que você tem que avaliar, nesse caso, é o grau de liberdade que você está disposto ou disposto a conceder para escrever e publicar artigos.

Embora uma boa agência para link building tenha muito cuidado em redigir conteúdos que estejam “alinhados” com a sua filosofia, e com a Missão, Visão e Valores da sua empresa ou negócio, a verdade é que o posicionamento web é uma mistura de ciência e arte. E se você, como cliente, for muito rigoroso na revisão e correção de artigos antes de serem publicados, será difícil obter resultados.

Aliás, uma possibilidade é que você mesmo, ou alguém da sua empresa, ou colaboradores externos, escreva os artigos, mas lembre-se, mais uma vez, que um profissional de SEO ou uma empresa de posicionamento web tem a expertise e o conhecimento das “regras” e o “saber fazer” de SEO. E que, quando se trata de posicionamento no Google, a chave está mais nesse conhecimento do que na exatidão ou correção técnica sobre o assunto do artigo.

É claro que a qualidade do conteúdo é crucial – faz a confiabilidade e credibilidade do seu site e da sua empresa –, e é por isso que você não precisa ignorar ou deixar de supervisionar o conteúdo que é publicado em seu site.

Empresas de posicionamento na web: chaves para escolher o melhor

O que esperar de uma empresa de posicionamento orgânico?

Quando se trata de monitoramento, o que você, como cliente, tem que acompanhar é a evolução da quantidade e qualidade das visitas ao seu site e, principalmente, as “conversões”, ou seja, quantas dessas Visitas ao seu site website se traduzem em resultados concretos.

Esta é uma questão fundamental, e é importante que você, como cliente, tenha clareza sobre o que deve esperar de um profissional de SEO ou de uma empresa de posicionamento orgânico. Por um lado, pode-se dizer que a principal função de uma empresa de posicionamento orgânico é, como o próprio nome indica, garantir que seu site “classifique” bem nos motores de busca para palavras-chave ou palavras-chave relevantes para o seu negócio. Nesse sentido, sua responsabilidade NÃO é vender ou obter “conversões”, mas obter cada vez mais palavras-chave para trazer tráfego para seu site.

Mas, a propósito, se o maior volume de visitas não se traduzir em mais vendas, você logo perceberá que a estratégia está falhando. Portanto, as melhorias na classificação do seu site devem fazer parte de uma estratégia abrangente em relação ao seu site e onde seu site se encaixa na estrutura mais ampla de sua estratégia de marketing online.

Assim, da mesma forma que uma estratégia de Google Ads bem compreendida deve ser articulada com melhorias no site que a suporta, uma estratégia de posicionamento na web também precisa ter essa estrutura abrangente. O trabalho de um profissional de SEO ou de uma empresa de posicionamento web tem que ser articulado com o do web designer, para que todo o site funcione como um “funil” que orienta os visitantes do site para “objetivos” bem definidos no âmbito do online estratégia de marketing.

Posicionamento na web e “conversões”

Voltando ao assunto das “conversões”, este é outro ponto sobre o qual devemos ser muito claros, e entender do que estamos falando. O erro mais comum é pensar em conversões como sinônimo de vendas ou novos clientes. Mas, embora o objetivo final – e os dados finais com os quais mediremos nosso retorno sobre o investimento – seja a venda ou, o que é o mesmo, o faturamento, em uma estratégia de marketing geralmente há objetivos intermediários.

Na maioria dos casos, seria irreal esperar que alguém que venha ao nosso site pela primeira vez compre de nós ou se envolva conosco como resultado dessa primeira visita. Assim, o primeiro “objetivo de conversão” em uma estratégia de posicionamento na web não será a venda. Nosso desafio, para os usuários que acessam nosso site pela primeira vez, será garantir que possamos manter contato com eles para desenvolver uma estratégia de comunicação de longo prazo.

Assim, a estrutura mais ampla do projeto de trabalho de uma empresa de posicionamento na web é a estratégia abrangente de marketing online. Alcançar essa primeira “conversão”, que pode ser que os visitantes preencham um formulário web, seja para baixar material gratuito, ou assinar nossa Newsletter, responder a uma pesquisa, deixar seus dados para participar de um sorteio, etc.

Empresas de posicionamento na web: chaves para escolher o melhor

A empresa de posicionamento orgânico e a estratégia de marketing online

O marketing online é um ambiente complexo e deve ser abordado com uma abordagem multidisciplinar. O trabalho de um profissional de SEO ou de uma empresa de posicionamento web não pode ser feito sozinho, muito menos a partir de um foco limitado no número de visitas.

Se você vai investir em seu marketing online (veja comprar backlinks), seja voltado para publicidade paga através do Google Ads, ou para posicionamento orgânico, não é para se vangloriar do número de visitas que seu site recebe, mas para obter melhores resultados. de faturamento.

A empresa ou profissional em quem você confia o projeto também deve entender o negócio e as estratégias de marketing que irão atingir seus objetivos de negócios.