O que atrapalha nossa ereção

A disfunção erétil que é também chamada de impotência sexual, refere-se à dificuldade que o homem tem ou incapacidade para ter ou manter uma ereção em pelo menos 50% das suas tentativas em ter relações sexuais.

Em alguns dos casos, pode acontecer também da ereção não ser suficientemente rígida para haver a penetração, gerando frustração e ansiedade no casal.

O uso excessivo de alguns remédios, maus hábitos de saúde, alguns traumas, diminuição da libido ou as alterações hormonais são algumas das causas que podem causar à disfunção erétil, impedindo também o homem de ter uma relação sexual satisfatória.

Vamos ver agora 6 fatores que contribuem para a disfunção erétil:

LONGOS TRATAMENTOS COM CERTOS MEDICAMENTOS

Algumas das medicações que tratam as doenças crônicas, como a pressão alta ou a depressão, a longo prazo podem ter um efeito colateral e causar a disfunção erétil.

Os antidepressivos, os anti-hipertensivos ou antipsicóticos são os mais frequentes causadores desse tipo de problema. Então, caso você esteja utilizando algum desses medicamentos por algum tempo, leia sempre a bula e consulte o médico que indicou o seu tratamento.

MAUS HÁBITOS DE VIDA

O consumo excessivo do álcool e do cigarro, além de afetar também outros órgãos do corpo como o pulmão e o fígado, também impacta na sua saúde da região genital, dificultando também a circulação do sangue na região que é a responsável por iniciar e conseguir manter a ereção.

PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

A depressão e a ansiedade causam naturalmente os sentimentos ruins para o paciente como medo, com nervosismo e a ansiedade generalizada. Assim, muitos dos homens possuem o que chamamos de ansiedade de antecipação e também acabam não conseguindo ter ou manter a ereção devido ao medo de “falhar” durante o sexo.

O uso das drogas também contribui para os fatores psicológicos, pois estão relacionadas a alterações psicológicas que também causam o distanciamento do mundo real.

ALTERAÇÕES HORMONAIS

A baixa concentração da testosterona é a alteração hormonal que mais provocam esse problema. Isso se deve ao fato desse hormônio masculino ter o papel fundamental na execução de uma boa ereção e também quando está com taxas insuficientes, esse ato é bem prejudicado.

ALTERAÇÕES NA ANATOMIA DO PÊNIS

É raro, mas a disfunção erétil pode surgir também por conta de pequenas deformidades no pênis, como a fibrose, os cistos ou alterações anatômicas, que dificultam a passagem do sangue.

Enfim, quando existem esses sintomas como dificuldade para ter ou manter a ereção, uma ereção flácida ou a dificuldade em manter contato íntimo em algumas das posições sexuais é recomendado sempre consultar o médico urologista, para que ele possa identificar melhor a causa da disfunção erétil e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.

A disfunção pode ser sempre tratada de formas diferentes. A recomendação vai depender da causa do seu problema, podendo ser indicados os remédios estimuladores, a terapia com hormônios, uso de aparelhos de vácuo ou também de ondas de choque.