Fumar deixa brocha

Ao contrário do álcool, por exemplo, o cigarro, em qualquer quantidade utilizada, sempre é prejudicial à saúde e também à libido.

Realmente o consumo moderado do álcool pode acabar não apresentando um impacto muito negativo real para a sexualidade. Mas, quando o consumo se torna diário (ou regular) e bem excessivo, as consequências são desastrosas para a ereção e também para libido.

Com relação ao uso do tabaco, supõe-se que ele seja a principal razão e causa de disfunção erétil no mundo.

Vamos analisar mais de perto todas as consequências de fumar para a ereção.

Quais as consequências do tabagismo para a sexualidade?

Primeiramente, o uso do tabaco (e a nicotina, que é seu princípio ativo) é um inimigo muito forte de todas as nossas artérias; portanto, vira inimigo também da sua ereção.

Lembre-se também que, para ter uma ótima ereção, as artérias devem estar sempre flexíveis, funcionar corretamente e se abrirem para que o sangue circular para dentro do pênis.

Infelizmente, o cigarro acaba danificado todas essas artérias, tornando-as mais grossas e bem pesadas, com dificuldades para se movimentar. E, é óbvio, se as artérias não se abrirem corretamente, o sangue acaba não entrando no pênis adequadamente.

Porém, os organismos não são todos iguais quando falamos sobre reagir ao tabagismo: você pode fumar apenas alguns cigarros e desenvolver doenças vasculares, enquanto outros fumam muito mais e não desenvolvem doenças…

Além disso, a ciência também descobriu recentemente que certos genes predispõem os  homens a problemas de ereção: isso se acrescenta ao tabagismo e aumenta as suas chances de ter disfunção erétil em 25%, 50%… Até porque, infelizmente, não conseguimos conhecer todos esses parâmetros antecipadamente.

Fumar deixa brocha

Como parar de fumar?

Como qualquer vício, é bem difícil parar de fumar sozinho. É por isso que aconselhamos que entre em contato com um médico e/ou com alguma organização que te dê estrutura.

Ainda assim, podemos te garantir algumas dicas sobre como parar por conta própria:

  • Tente usar um cigarro eletrônico: para os que são mais dependentes, é até possível ajustar a dose da nicotina, sem os efeitos nocivos da combustão de tabaco; esse método é bem eficaz para muitos fumantes que querem parar de fumar.
  • Você também pode utilizar outros produtos de reposição da nicotina, como adesivos; peça mais informações pro seu médico ou a um farmacêutico.
  • Compensar a falta do cigarro praticando esportes: o esporte tem um impacto muito bom na saúde e vai te ajudar muito a manter uma boa relação com o próprio corpo; a longo prazo, você não sentirá nem vontade de fumar.
  • Evite situações que você percebe que podem servir como gatilhos para ter vontade de acender um cigarro: café, comidas, bebida alcoólica, alguma situação de estresse, etc.
  • Crie um substituto para os momentos em que você sentir vontade de acender um cigarro, como mascar chicletes.

Tenha em mente que você ainda precisa sempre estar extremamente disposto, por isso recomendamos ajuda externa, por exemplo. Inclusive possivelmente com uso de medicações que auxiliam no processo de parar de fumar.