Universidade faz mal para a fé?

universidade-religiao-exatas-e-biologicas

Artigo de Marcio Campos no blog Tubo de Ensaio.

Josemaría Escrivá falava das pessoas que, ao ingressar no ensino superior, abandonavam sua religiosidade “como quem deixa o chapéu à porta”. Mas afinal, a universidade faz mal para a fé dos estudantes? Ateus militantes dizem que, quanto mais conhecimento científico, menos superstição (a palavra preferida deles para designar a religião). Será verdade?

Quatro pesquisadores da Universidade de Michigan resolveram verificar qual o impacto do ensino superior sobre a religiosidade dos estudantes e chegaram a conclusões interessantes. Para muitos jovens, a universidade é a primeira ocasião em que eles se separam da influência dos pais, tendo contato com novas ideias e grupos. Entre essas ideias estão o cientificismo e o o pós-modernismo, que têm impacto sobre as crenças religiosas e serão descritas detalhadamente pelos autores antes da apresentação dos resultados. A pesquisa revela que optar pela formação em ciências Biológicas ou Exatas tem pouco efeito sobre a religiosidade dos universitários, tanto do ponto de vista da importância que cada um atribui à religião em suas vidas quanto em relação à frequência aos cultos religiosos. Por outro lado, quem realmente faz estrago na cabeça dos universitários são as ciências Humanas e Sociais.

universidade-religiao-humanas-e-sociais

O que isso indica? Que o pós-modernismo é mais daninho à religiosidade que o cientificismo. E posso ver o motivo. O cerne da pós-modernidade é o relativismo, a noção de que as verdades absolutas não existem (curiosamente ninguém comenta que a inexistência de verdades absolutas é ironicamente propagandeada como… verdade absoluta). Como a maioria das religiões alega justamente o contrário, deixar-se convencer pelos teóricos pós-modernos leva ao enfraquecimento da fé.

Os pesquisadores também verificaram como a religiosidade influencia na escolha da carreira a seguir. Curiosamente, quanto maior a religiosidade dos estudantes, maior a chance de eles acabarem escolhendo um curso de Humanas ou Sociais – justamente aquelas que mais danificam o senso religioso dos universitários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: