Entenda de uma vez por todas a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

Veja também: Americano, norte-americano ou estadunidense?

Está aí uma dúvida que me acometia desde a infância. Nenhum adulto generoso se deu ao trabalho de explicar isso ao pequeno Charles – nem mesmo as professoras de geografia! Somente depois de adulto – com uma ajudinha do Google – é que essa dúvida me fora esclarecida. Compartilho a descoberta por entender que muita gente sente a mesma dificuldade quando ouve falar em Brasil x Grã-Bretanha numa modalidade qualquer dos Jogos Olímpicos; ou em Brasil x Inglaterra numa partida de futebol. Às vezes parece ser tudo uma coisa só e, às vezes, coisas diferentes. Vamos aos “tira-teimas”:

.

INGLATERRA

É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou, em extensão territorial, o maior império de todos os tempos, dominando quase um quarto do planeta!

.

GRÃ-BRETANHA

É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Com quase 230 mil km² de área, ela tem cerca de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido” – o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha: a Irlanda do Norte.

.

REINO UNIDO

Nome oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, e o chefe do governo é um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões locais.

.

ILHAS BRITÂNICAS

É um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda. Nesta última ficam dois países: a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda (um Estado independente). Além das duas “grandalhonas”, fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey).

Com informações de: Mundo Estranho.

.

Resumindo:

alx_arte-reino-unido_original

.

Entenda a história da bandeira britânica:

.

.

Mapa político do Reino Unido:

Clique na imagem para ver em tamanho grande.

.

mapa-distritos-reino-unido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 opiniões sobre “Entenda de uma vez por todas a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

  • 10 de agosto de 2012 em 13:30
    Permalink

    Nossa, me esclareceu bastante… Mas isso é meio confuso…
    Porque se ouve tanto falar em Grã-Bretanha (Great Britain) nessas olimpíadas e não em Reino Unido (United Kingdom) ????

    Resposta
    • 11 de agosto de 2012 em 17:59
      Permalink

      Olá, Yvens!

      “Grã-Bretanha” foi o nome escolhido para o time do Reino Unido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Sob os termos de um entendimento antigo entre a Associação Olímpica Britânica e o Conselho Olímpico da Irlanda, atletas da Irlanda do Norte podem representar a Irlanda nos Jogos Olímpicos, pois norte-irlandeses têm legalmente dupla cidadania.

      Espero ter esclarecido..

      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3-Bretanha_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos

      Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 13:31
    Permalink

    Ah e muito obrigado por compartilhar este conhecimento…

    Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 13:40
    Permalink

    Valeu pela explicação, agora eu entendi

    Resposta
  • 28 de agosto de 2012 em 18:35
    Permalink

    aaaah, agora eu entendi obrigada por esclarecer tudo

    Resposta
  • 9 de setembro de 2012 em 14:23
    Permalink

    Olá Charles A. Santana, eu tinha conhecimento da formação do Reino Unido ( UK ), mas confesso que tinha dúvida quanto a “diferença” Sobre a GRÃ-BRETANHA, até porque fala- se do REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE, e também a dúvida pairava ainda nos eventos esportivos, como as olimpíadas, em virtude disso não entendia muito bem. Mas sua explicação foi fantástica, e a forma como você colocou foi de muita facilidade. Parabéns!!! De fato poucas pessoas sabem a diferença e consegue explica-las tão bem.

    Resposta
    • 9 de setembro de 2012 em 23:00
      Permalink

      Pois é, Mira..

      Na verdade essa era uma dúvida minha, que surgiu enquanto eu assistia na TV os Jogos Olímpicos de Londres. Dei uma pesquisada no Google e me dei conta de que não havia nenhuma explicação clara disso em nenhum grande blog, muito embora esta seja uma dúvida comum. Daí resolvi pesquisar mais a fundo e compartilhar esse conhecimento aqui.

      Obg!

      Resposta
  • 5 de setembro de 2013 em 20:17
    Permalink

    O mapa do País de Gales está errado. Os quatro condados ao sul, logo abaixo da palavra “Gales”, pertencem a Gales e não à Inglaterra. É a região de Glamorgan, uma área industrial onde minhga mãe nasceu. Inclusive é onde fica a capital Cardiff (a capítal NÃO é Caernarfon – a grafia correta).

    Resposta
    • 10 de março de 2017 em 19:18
      Permalink

      Prezado Paul William Dixon,
      que «quatro condados ao sul, logo abaixo da palavra “Gales”, pertencem a Gales e não à Inglaterra.»??? É que logo abaixo da palavra “Gales” o mapa mostra que TODOS os condados, até ao Canal de Bristol e à Baía da Ponte de Água (Bridgewater), pertencem ao País de Gales.
      «(a capítal NÃO é Caernarfon – a grafia correta)»??? O que quer dizer com isto??? É que em nenhuma parte do esclarecimento do Charles é mencionada nenhuma capital dos países integrantes do Reino Unido. No caso particular do País de Gales, a capital é Caerdydd (Cardiff).
      Mais um esclarecimento para quem não saiba: o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte tem quatro selecções (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) de futebol a disputar as eliminatórias do Campeonato da Europa ou do Campeonato do Mundo devido a uma especial deferência da UEFA e da FIFA para com o Reino Unido, que foi onde surgiu o futebol moderno.

      Resposta
  • 31 de julho de 2014 em 14:17
    Permalink

    Cara, valeu mesmo!!! Nunca tinha entendido esse assunto direito. VC esplicou tudo tin tin por tin tin!!!

    Resposta
  • 31 de outubro de 2015 em 16:52
    Permalink

    Agora sim, fiquei esclarecido

    Resposta
  • 26 de novembro de 2015 em 11:27
    Permalink

    Mas na bandeira onde entra o País de Gales ?

    Resposta
  • 25 de junho de 2016 em 15:18
    Permalink

    Agora eu consegui entender. Antes, fazia uma confusão muito grande.

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2017 em 5:13
    Permalink

    NOSSA! ESSA EXPLICAÇÃO FOI TÃO IMPORTANTE QUE FIQUEI SURPREENDIDA! QUE BOM SE OS PROFESSORES FOSSEM MAIS CLAROS COM A GENTE DESDE CEDO, ENTENDERÍAMOS MAIS RÁPIDO E FACILMENTE. PARABÉNS, MEU AMIGO!

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2017 em 4:48
    Permalink

    O problemat é que muitos professores também não sabem. O mesmo acontece com a bandeira do Brasil, que milhares de pessoas pensam que a estrela acima da caixa branca é Brasilia.

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2017 em 4:51
    Permalink

    Obs: Quiz dizer faixa branca.

    Resposta
  • 8 de março de 2017 em 12:19
    Permalink

    Uma aula geografia, parabéns!!!!!!

    Resposta
  • 10 de março de 2017 em 3:29
    Permalink

    HA UM ERRO NESSE ARTIGO ACIMA… O MAIOR IMPÉRIO DE TODOS OS TEMPOS NAO FOI COM INGLATERRA, FOI PORTUGAL PORQUE ANTES TINHA REPARTIDO O MUNDO A MEIO COM A ESPANHA, CONTUDO PORTUGAL OCULTOU O BRASIL, MAS JA SABIA DELE E POR AI IAM ANTES DE 1500, ALIÁS PORTUGAL ATE JA SABIA DOS EUA ANTES DE COLOMBO….PORTUGAL FOI O PAIS QUE DOMINOU MAIS A TERRA

    Resposta
  • 10 de março de 2017 em 11:48
    Permalink

    Agora entendi porque eles quiseram sair da união européia. Eles já são uma união de uniões. Talvez fosse melhor desfazer mais algumas.

    Resposta
  • 12 de março de 2017 em 23:27
    Permalink

    Só para lembrar que o maior império que existiu não foi o britânico mas sim o português. O território português era mais do dobro do inglês.

    Resposta
  • 13 de março de 2017 em 15:18
    Permalink

    Muito interessante as informações !!!!

    Resposta
  • 13 de março de 2017 em 15:45
    Permalink

    O texto é ótimo, mas vale a pena fazer um segundo post falando da Commonwealth e mencionando a Cidade de Londres (esta sim foi uma oportunidade perdida aqui no texto).

    Resposta
  • 17 de março de 2017 em 20:07
    Permalink

    Faltou explicar algumas questões fundamentais. Como fica a representação diplomática e como fica a questão militar? E o cidadão de um desses países, tem plenos direitos em outro local? E a comon welth, o que é?

    Resposta
  • 24 de março de 2017 em 1:29
    Permalink

    Qual a natureza da relação do Canada e Australia com o REino Unido

    Resposta
    • 26 de abril de 2017 em 11:03
      Permalink

      Que eu saiba Canadá e Australia só foram colonizados pelos ingleses assim como a África do Sul e a Índia, mas são 100% independentes do Reino Unido…. O Canadá tem uma questão com o Reino Unido, uma ligação maior, mas sem nenhuma obrigação, é meio que só simbólico mesmo.

      Resposta
  • 28 de março de 2017 em 20:02
    Permalink

    Belíssima explicação.
    Pessoas como você faz bastante falta neste país. É muito importante este compartilhamento de conhecimentos. Parabéns.

    Resposta
    • 23 de abril de 2017 em 12:26
      Permalink

      Queria só felicitar pelo nível da abordagem, linguagem utilizada… Sem esquecer da informação e esclarecimento. Obrigado a todos

      Resposta
  • 25 de abril de 2017 em 8:38
    Permalink

    Adorei o esclarecimento foi-me muito útil .|

    Resposta
  • 26 de abril de 2017 em 9:51
    Permalink

    Bem explicado as bandeiras bem distintas e além disso diferenças mesmo sutis no próprio idioma na religião etc

    Resposta
  • 26 de abril de 2017 em 19:24
    Permalink

    A Bandeira do Reino Unido é a união das Bandeiras da Irlanda Norte, Escócia e Inglaterra porque a Bandeira do Pais de Gales não faz parte sendo que o mesmo pertence ao do Reino Unido?????

    Resposta
    • 26 de abril de 2017 em 23:57
      Permalink

      Suponho que seja questão de estética mesmo. Não imagino como a inclusão de um dragão vermelho de quatro patas na atual bandeira do Reino Unido permita que o design continue harmonioso.

      Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: