Por que Recife é a capital do Nordeste?

Recife

“Imagina o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente”… É o que propõe a música “Nordeste Independente“, uma composição dos paraibanos Bráulio Tavares (escritor e compositor) e Ivanildo Vilanova (poeta repentista) que foi interpretada e gravada pela primeira vez pela cantora paraibana Elba Ramalho no início dos anos 1980. A canção é um bem-humorado e utópico manifesto contra a discriminação sofrida pelo Nordeste, que gerou muita polêmica na época. “Já que existe no sul esse conceito que o nordeste é ruim, seco e ingrato… Já que existe a separação de fato, é preciso torná-la de direito… Quando um dia qualquer isso for feito, todos dois vão lucrar imensamente… Começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido… Imagina o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente”, sugere a primeira estrofe.

nordeste-independenteSim: a ideia é utópica, improvável, ficcional e conta com muita licença poética, mas o movimento separatista do Nordeste existe há muito tempo e é mais organizado do que você imagina. Já existem trabalhos acadêmicos e livros publicados sobre esse tema e, desde 1992, existe em Pernambuco o GESNI (Grupo de Estudos sobre o Nordeste Independente), que é um movimento pacífico e organizado que examina as possibilidades de independência e melhorias no território nordestino. “O Brasil nunca encontrou uma solução para o problema nordestino, porque não tem interesse nisso, mas nós poderíamos encontrar”, diz Jaques Ribemboim, fundador do grupo. Ribemboim é economista, doutor em economia, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em economia pela University College of London, na Inglaterra, e autor do livro “Nordeste Independente”, publicado em 2002 na cidade do Recife. Além do GESNI, o Nordeste já contou com movimentos de cunho separatista mais antigos como a Conspiração dos Suaçunas, Revolução Pernambucana, Confederação do Equador e Revolução Praieira.

 Não quero aqui entrar no mérito dessa questão e discutir se ela é factível, se traria mais vantagens ou desvantagens para ambas as “partes”, nem nada disso. Mas essa semana, conversando com alguns amigos, nos permitimos imaginar essa possibilidade e, supondo sua deflagração, ficamos a debater sobre qual seria a capital desse novo país. Qual cidade receberia o nobre título de capital do Nordeste? Qual é a cidade mais importante para a região, seja política, econômica, geográfica, histórica ou culturalmente? As candidatas logo emergiram, destacando-se das demais: Salvador (Bahia), Fortaleza (Ceará) ou Recife (Pernambuco). E agora? Como decidiríamos? Quais seriam os critérios da escolha? Após muita conversa, chegamos a um consenso: Recife seria a capital do Nordeste; pelos seguintes motivos:

.

GEOGRAFIA

Observe o mapa do Nordeste. Dentre as três cidades candidatas, Salvador fica bem ao sul, Fortaleza fica bem ao norte, e Recife fica bem no centro da região. Recife tem ao norte as capitais estaduais João Pessoa e Natal separando-a de Fortaleza; e tem ao sul as capitais estaduais Maceió e Aracaju separando-a de Salvador. Se Brasília foi construída no meio de um deserto (praticamente) para ser a capital federal, apenas por aquela ser uma região geograficamente mais central, isso significa que, para nós, esse quesito é importante. E nele, em se tratando de Nordeste, Recife sai na frente.

.

HISTÓRIA

A cidade do Recife é a capital mais antiga do Brasil e está prestes a completar 500 anos de fundação (em 2037). Muitos dos mais importantes eventos da História do Brasil aconteceram lá, como a guerra dos mascates (1710-1711), a revolução pernambucana (1817), a confederação do Equador (1824), a revolta praieira (1848-1850), etc. No início do século 20, antes da ascensão de São Paulo, Recife só perdia em importância política e econômica para o Rio de Janeiro, que era na ocasião a capital do Brasil (Brasília só foi fundada em 1960). Na década de 1970, Recife era ainda a terceira maior metrópole do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Uma das regiões mais antigas das Américas e principal centro financeiro do Brasil Colônia até meados do século 18, a metrópole pernambucana abriga importantes cidades históricas, como é o caso de Olinda, cujo centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

.

POLÍTICA

A região metropolitana do Recife é o maior aglomerado urbano do Norte-Nordeste, o 5ª maior do Brasil e um dos 120 maiores do mundo, com uma população de 4,5 milhões de habitantes. Ela é a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. A capital pernambucana está atrás somente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo na hierarquia da gestão federal. Recife tem ainda o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção daquelas duas, que tem Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, China, França e Reino Unido.

.

ECONOMIA

Recife é a metrópole mais rica do Norte-Nordeste em PIB, além de ser o maior pólo industrial e econômico do Nordeste. Destaca-se por possuir a melhor universidade do Norte-Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o 2º maior polo médico do Brasil; o 9º maior número de arranha-céus das Américas; o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes); e o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abriga o Porto de Suape (melhor porto do Brasil), o Estaleiro Atlântico Sul (maior estaleiro do hemisfério sul), entre outros empreendimentos. O metrô do Recife é composto atualmente de 28 estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 225 mil usuários por dia. O Shopping RioMar, localizado na Zona Sul, é o maior centro de compras do Norte-Nordeste e o 3º maior do Brasil.

A cidade é considerada um dos mais importantes polos de tecnologia da informação do país. O Porto Digital, que abriga mais de 200 empresas, entre elas multinacionais como Motorola, Nokia, IBM e Microsoft, é reconhecido internacionalmente como o maior parque tecnológico do Brasil em faturamento e número de empresas. O Centro de Informática da UFPE fornece mão de obra para o polo, que gera 7 mil empregos e tem participação de 3,5% no PIB do Estado de Pernambuco. Por isso alguns especialistas chamam a capital pernambucana de Vale do Silício brasileira.

A cidade foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas 5 cidades brasileiras entraram nessa lista, e Recife ficou em 4º lugar, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo a consultoria britânica PwC, Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo até 2020, à frente de cidades como Munique (Alemanha), Nápoles (Itália) e Amsterdã (Holanda). Recife destaca-se ainda por ser a capital nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados da ONU de 2010, figurando como a capital mais alfabetizada, com a menor incidência de pobreza e a com a maior renda média domiciliar mensal do Nordeste.

.

CULTURA

A cidade do Recife deu origem a grandes nomes de todas as áreas do conhecimento, como, Cristovam Buarque, Paulo Freire, Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, Manuel Bandeira, Joaquim Nabuco, entre diversos outros, como Ariano Suassuna, que nasceu na Paraíba, mas vivia no Recife e se considerava pernambucano de coração. Na música, Recife deu ao Brasil e ao mundo nomes como Luiz GonzagaLenineAlceu Valença, Reginaldo RossiBezerra da Silva, Michael Sullivan, Clarice FalcãoChico Science e Nação Zumbi, dentre outros tantos. Com atletas e esportistas consagrados, o Recife tem, no cenário brasileiro, a maior representação esportiva do Nordeste. Isso é especialmente verdade no futebol, esporte mais popular do país, já que este ano o Sport é o único clube do Norte-Nordeste na série A do campeonato brasileiro.

Recife também é a casa do Galo da Madrugada, reconhecido pelo Guinness Book (o livro dos recordes) como o maior bloco carnavalesco do mundo, que todos os anos arrasta cerca de 2,5 milhões de foliões pelas ruas do Recife Antigo. O frevo, um dos principais gêneros musicais nascidos no Recife, foi declarado pela UNESCO, em cerimônia realizada em 2012 em Paris, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Não podemos esquecer ainda do maracatu, ritmo regional responsável pelo surgimento, nos anos 1990, do movimento manguebeat, uma das maiores provas de que momentos de efervescência cultural elevam a auto estima de uma cidade e influenciam no crescimento da economia. Por isso e muito mais, pode-se dizer que Recife é a cidade do Nordeste (e quiçá do Brasil) mais rica culturalmente. Ela possui uma cultura própria e independente, além de um sotaque próprio, diferente dos estados à sua volta e que não é falado em nenhum outro lugar. Poetas já chamaram Recife de “Veneza Brasileira”, “Florença dos Trópicos”, “Cidade Maurícia” e “Manguetown“.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

80 opiniões sobre “Por que Recife é a capital do Nordeste?

  • 30 de janeiro de 2015 em 17:17
    Permalink

    Separatismo no Brasil é inconstitucional, ou seja: só se daria através de revolução (o estado ou região em questão entrar em guerra contra a União), e mesmo assim seria difícil o Brasil e os outros países reconhecerem como país a região separada. Em resumo: todo esse papo de separatismo é furada. Estamos no século XXI e ninguém tá a fim de pegar em armas por uma bobagem como essa. Quem insiste só prova que nunca leu a nossa lei maior.

    Mas, num plano de fantasia, concordo que a capital da minha região seria Recife. Salvador (capital do meu estado) é jogada às traças.

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2015 em 0:48
      Permalink

      É por isso que eu fiz questão de frisar que “a ideia é utópica, improvável, ficcional e conta com muita licença poética”. Falar de separatismo foi apenas uma forma que encontrei de introduzir o assunto. É um cenário hipotético.

      Resposta
      • 31 de janeiro de 2015 em 15:03
        Permalink

        Eu entendi. Por isso coloquei o “mas, num plano de fantasia…”. O texto sobre a inconstitucionalidade do separatismo foi mais pra informar os filósofos de internet mesmo. =]

        Resposta
  • 29 de maio de 2015 em 22:22
    Permalink

    FORTALEZA está mais preparada para sediar a HUB da TAM. Fortaleza detém o maior PIB dentre as capitais do Nordeste.,Tem maior fluxo de turistas, maior número de vôos da TAM, comprovado pela INFRAERO e ANAC. O povo é naturalmente mais receptivo. Além de maior número de vôos, tem também maior número de vôos de carga,.Esse item de vôos de carga pesa muito na decisão da Sra. Cláudia Sender, Presidente da TAM

    Resposta
    • 15 de julho de 2015 em 3:00
      Permalink

      Fernando, Recife é a metrópole com maior PIB do Norte-Nordeste. Todos os rankings internacionais consideram o PIB das regiões metropolitanas, e não apenas o PIB municipal. O PIB da RM do Recife é 76 bilhões, e o PIB da RM de Fortaleza é 60 bilhões. Recife metrópole tem tanto PIB quanto PIB per capita maiores que os das RMs de Salvador e Fortaleza. Quanto ao aeroporto, Recife tem um terminal aeroportuário mais moderno e mais movimentado que o de Fortaleza, e o resto é mentirinha e recalque de gente que não aceita a realidade. Qualquer coisa, busque no google a “Lista de regiões metropolitanas do Brasil por PIB” e verá o que digo. Aceita que dói menos. Quanto ao texto, parabéns ao autor!

      Resposta
      • 28 de novembro de 2015 em 11:30
        Permalink

        “Falou tudo Abdias” Sou Paulista e moro no Recife à 10 anos, e com certeza é a capital mais desenvolvida do Nordeste, só um louco é que não vê isso! gente o que falta é vcs estudarem e leem mais, ao invés de ficarem com recalque e cogitando coisas fantasiosas! Parabéns pelo autor! texto maravilhoso!

        Resposta
    • 8 de março de 2016 em 20:26
      Permalink

      você esqueceu de dizer também que Fortaleza é hoje a cidade mais violenta do Nordeste e com maior número de homicídios e roubos.

      Resposta
  • 27 de junho de 2015 em 15:51
    Permalink

    kkkkkkk continuem pernambucanos com sua utopia, pois Salvador não é boba…

    Resposta
    • 15 de julho de 2015 em 3:08
      Permalink

      Se você fosse observadora, teria percebido que o autor do texto é na verdade da Paraíba, estado que por sinal tem uma relação muitíssimo próxima com Pernambuco, pois até já foram uma mesma terra. Hoje a Paraíba serve de modelo para Pernambuco, pois não há cidades de médio e grande portes no Nordeste mais organizadas que João Pessoa e Campina Grande.

      Resposta
  • 29 de junho de 2015 em 15:48
    Permalink

    A UFPE é a terceira melhor universidade do Norte e Nordeste pelo ranking do MEC, em primeiro lugar temos a UFRN e, em segundo, a UFC.

    Resposta
  • 5 de julho de 2015 em 0:06
    Permalink

    Recife é uma “cidade de primeiro mundo”. Com muito lixo no Centro da cidade, dois rios fetidos, muitas favelas. Vemos neste texto a mania de grandeza inerente a muitos pernambucanos.

    Resposta
  • 8 de julho de 2015 em 14:15
    Permalink

    Morei 5 anos em Recife e percebi que os pernambucanos são extremamente bairrista, tudo de lá é o maior e melhor do Norte e nordeste, segundo eles.

    Resposta
  • 6 de agosto de 2015 em 17:54
    Permalink

    ai pernambucanos vontade também consola, se contentem com o terceiro lugar , antes que percam, a ordem que todos sabem e essa, Salvador, Fortaleza e recife essa ultima colocacao logo perde tem gente pertinho kkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 6 de agosto de 2015 em 18:02
    Permalink

    Vontade tbm consola pernambucanos!!! todo o brasil sabe que a ordem e essa Salvador, Fortaleza e recife e o terceiro so nao sei ate quando pq tem outros estados encostando. kkk se ligaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa recifinho fedorento….

    Resposta
  • 7 de agosto de 2015 em 17:26
    Permalink

    vontade tbm consola, ou coitado todos sabem que a cidade mais desenvolvida do nordeste e Salvador depois Fortaleza e ai vem recife se arrastando e cuidado pq ja tem outras cidades colando pra tomar o lugar kkkkkkk ou cidade fedorenta.

    Resposta
  • 7 de agosto de 2015 em 17:57
    Permalink

    salvador terceira maior capital do Brasil kkkkkk Morra pernambucanos de inveja.E foi a primeira capital do Brasil.

    Resposta
    • 14 de dezembro de 2015 em 19:39
      Permalink

      E metrô essa bosta de cidade tem? e VLT e BRT quase 500 anos de cidade e tudo que tem e os ônibus lata velha e ainda vem falar de Recife kkkkkkkkkkkkkk

      Resposta
  • 8 de agosto de 2015 em 13:28
    Permalink

    Eles são megalomaniacos ( tudo deles são os maiores do mundo )

    Resposta
  • 14 de agosto de 2015 em 0:16
    Permalink

    Quem é rei JAMAIS perde a majestade!!!! VIVA RECIFE A CAPITAL DO NORDESTE

    Resposta
  • 23 de agosto de 2015 em 17:14
    Permalink

    A cidade de Recife é capital mais antiga do Brasil? Salvador foi a primeira capital do Brasil. Salvador e a sede com maior número de organismos internacionais como sede compartilhada da ONU no Brasil, C. P. L. P etc… Salvador era á capital mais rica do Nordeste até 2013 quando perdeu esse título para Fortaleza.
    Salvador tem em sua região metropolitana (a mais rica do Nordeste) o Polo Integrado de Camaçari o maior do Hemisfério Sul ( onde se localiza a única refinaria de petróleo do Nordeste) a UFBA é a universidade que mais melhora na América do Sul, Salvador tem o maior aeroporto de fora da região sudeste em termos de passageiros ( com exceção de Brasília) o Polo Naval de Aratu é o mais importante do norte-nordeste, Salvador tem segundo melhor shopping do mundo ( com Centros comerciais hotéis e salas comerciais, Salvador Shopping) é a cidade mais motorizada do norte nordeste, a cidade brasileira que mais recebeu prêmios na área de saúde pública privada da América do Sul, Salvador tem o maior centro financeiro do Norte-Nordeste, Salvador tem a maior festa popular do mundo ( carnaval de Salvador) além de ser a primeira cidade a poder ganhar o título de cidade inteligente da música ( prêmio da UNESCO) concorrendo com cidades Suíças japonesa alemães e suecas, Salvador tem o maior porto do norte do nordeste em termos de contêineres e o terceiro maior em escalas de viagem, tem a cidade com maior acervo histórico do Brasil além de ser terceira cidade mais populosa do Brasil é uma das cidades com mais edificações do mundo, Salvador uma das cidades que mais recebem investimentos na área de pesquisa Ciências e Tecnologia em Salvador foi inaugurado o primeiro e único centro de biotecnologia das regiões norte nordeste ( o centro de biotecnologia e terapia celular do Hospital São Rafael CBTC), que também é o mais moderno e avançado Centro de Estudos de células troncos da América Latina ( onde foi realizado o primeiro transplante de células tronco do mundo) Salvador é a segunda cidade que mais recebe turista no Brasil atrás apenas do no Rio de Janeiro é …. tem um segundo edifício residencial mais alto do Brasil

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2016 em 21:55
      Permalink

      Muito bom seu comentário , viva a Bahia melhor Estado do Brasil. Morram pernambucanos invejosos.kkk

      Resposta
      • 21 de fevereiro de 2016 em 0:36
        Permalink

        silva, quem tem que morrer são vcs baianos, porque os baianos tem pouco a acrescentar no nordeste

        Resposta
      • 18 de outubro de 2016 em 1:26
        Permalink

        Resumindo a Bahia Em 3 Pontos! a Bahia não porque temos um sertão bahiano sofrido como as demais regiões nordestinas o sertão,
        vou colocar Salvador mesmo! (Salvador) em 3 pontos … (cultura) Macumba,(PIB) Preguiça,(Abitantes) Marginais ou Mal Educados. pra não falar mais economizo com 3 . kkk

        Resposta
    • 21 de fevereiro de 2016 em 0:50
      Permalink

      Lucas A.S cancelar respostas, eu aposto com voçe que o RECIFE é de fato a cidade mais antiga que SALVADOR; savador é de 29/031549, O RECIFE É DE 12/03/1537,aonde criatura que salvador é mais antiga que o recife?baixa tu bolinha que salvador não é metade disso que tu colocou e outra vai colher informaçao precisa e para de defecar pelos dedos,

      Resposta
  • 23 de agosto de 2015 em 22:30
    Permalink

    A ordem de importância, tamanho, e riqueza é essa: Salvador > Fortaleza > Recife, não venha contar vantagem com região metropolitana, pois em todo o Brasil, inclusive no sul e sudeste cidades de regiões metropolitanas que não a principal não são nenhum exemplo de qualidade de vida ou desenvolvimento, e digo mais, o Ceará é muito mais a cara do Nordeste do que Pernambuco.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2015 em 7:15
    Permalink

    Só espero que o Presidente dessa capital não seja Lula,e que como os Pernambucanos dizem, que Salvador não se considera nordestina. não sei de onde eles tiraram isso.mas por experiência própria,ouço isso sempre ! porque moro em Recife e sou de Salvador. e sou bastante hostilizado por ser baiano, imagine se isso de fato acontece? um possível Nordeste separado,com a capital sendo Recife? não, não quero nem imaginar. me deixe fora desse novo País!

    Resposta
    • 22 de setembro de 2015 em 17:53
      Permalink

      Vcs brigam por besteiras deixe Fortaleza a loira desposada do Sol de fora, não temos a menor pretenção de ser Capital de nada nos do Ceará crescemos por méritos próprios não por apadrinhamento de governos desde Brasil colônia…….

      Resposta
    • 5 de novembro de 2016 em 23:33
      Permalink

      Eu sendo vc iria embora os incomodados que se mudem!

      Resposta
  • 27 de setembro de 2015 em 20:08
    Permalink

    E por que não uma capital nova, como Brasília o foi? Eu sei, o país teria muita coisa para resolver assim que virasse independente, mas a capital poderia ser provisória (como foi a dos EUA logo após a independência). Poderia criar-se uma Capital Legislativa, uma Capital Executiva e uma Capital Judiciária. A Suprema Corte seria em Salvador, terra de grandes juristas, Fortaleza receberia o Congresso (bicameral, por favor!) e Recife o Gabinete Presidencial. Após as coisas “se ajeitaram”, cria-se uma nova capital no sertão, para levar o progresso ao sertanejo. Sugiro uma nova Canudos!

    Resposta
    • 27 de setembro de 2015 em 21:11
      Permalink

      Ótimas ideias, Nataniel! Você, inclusive, poderia se candidatar à presidência, rsrs.

      Resposta
  • 12 de outubro de 2015 em 19:34
    Permalink

    Caraca, como alguns recifenses são megalomaníacos! Que mania de grandeza e exacerbação. kkkkk…

    Resposta
    • 5 de novembro de 2016 em 23:41
      Permalink

      Não temos temos mania de grandeza somos o que somos sem vergonha e sem baixa a cabeça pra ninguém.

      Resposta
    • 6 de novembro de 2016 em 0:05
      Permalink

      Há!que saudade do Recife terra de cabra macho. Onde estão as melhores praias de um povo guerreiro hospitaleiro povo bonito. Uma cidade que tem um grande valor histórico e que não baixa a cabeça pra filha da puta nenhum. E aqui tá um deles.

      Resposta
  • 3 de novembro de 2015 em 10:32
    Permalink

    Mesmo que fosse possível a separação, haveria preconceito e disputas ridículas dentro desse “novo país”. Baianos falando mal dos Pernambucanos, Pernambucanos falando mal dos Baianos e outros nordestinos das outras cidades também se digladiando, querendo ser melhores que os outros. Lamentável isso, como reclamar dos Sulistas, se existem aqui mesmo na nossa região, pessoas que criticam seus próprios irmãos, apenas por birra idiota?

    Resposta
  • 5 de novembro de 2015 em 23:39
    Permalink

    Recife é a RM maior do NE sem dúvida nenhuma, já estive em Fortaleza e em Salvador, ambas são grandes mais não igual a RM de Recife! Recife é um mundo!!! Detalhe não sou Pernambucano sou Potiguar, mais me orgulho muito do que PE e especialmente o Recife represente para todos nós nordestinos!!!

    Resposta
  • 9 de novembro de 2015 em 10:40
    Permalink

    A história de Recife é muito rica, mas a história da Salvador é muito mais recheada de acontecimentos importantes e decisivos pro país. Na cultura também é assim… A Bahia já revelou muito mais nomes ilustres pro Brasil como Gregório de Matos, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Caetano Veloso, Giberto Gil, Gal Costa, Dorival Caymmy, Ivete Sangalo, Raul Seixas, Maria Bethania, Tom Zé e muito mais! O PÌB de recife é 75 Bi contra 72 Bi de Salvador. Pra não ter briga, a capital do nordeste deveria ser Campina Grande ou talvez seja a melhor opção colocar 3 capitais como na África do sul: Recife – Executivo, Salvador- Legislativo – Fortaleza – Judiciário. O fator geográfico de Recife favorece muito por está mais no centro do nordeste dentre as cidades mais influentes.

    Resposta
    • 6 de dezembro de 2015 em 9:15
      Permalink

      A Bahia revelou muito mais nomes ilustres? kkkkk Não mesmo! PERNAMBUCO ganha de lavada da Bahia nesse quesito. A Bahia só ganha mesmo com cantores, porque em todo o resto Pernambuco vence com folga! Pernambuco deu origem a personalidades de renome internacional: físicos e matemáticos como Mário Schenberg, José Leite Lopes, Leopoldo Nachbin e Paulo Ribenboim; escritores como Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues; polímatas como Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Josué de Castro e Joaquim Cardoso; músicos como Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, Alceu Valença e Naná Vasconcelos; profissionais da televisão como Chacrinha, Marco Nanini, Guel Arraes e Aguinaldo Silva; artistas plásticos e designers como Romero Britto, Francisco Brennand, Andree Guittcis e Aloísio Magalhães; industriais como José Ermírio de Moraes, Norberto Odebrecht, Antônio de Queiroz Galvão e Edson Mororó Moura; personagens históricos como Frei Caneca, Araújo Lima, Correia Picanço e Cardeal Arcoverde; dentre diversos outros nomes. Filho, se eu for digitar a quantidade de atores pernambucanos famosos por exemplo, passaria muito tempo escrevendo. Para todos os escritores baianos, só coloco Paulo Freire, que tem mais relevância que todos eles juntos; e Pernambuco é um verdadeiro celeiro de cientistas, coisa que a Bahia está muito, mas muuuuuuito atrás! A única coisa que os baianos têm muito é divulgação nacional, e por isso são mais conhecidos… o puxa-saquismo com a Bahia esse sim é grande!

      Resposta
      • 18 de outubro de 2016 em 1:30
        Permalink

        kkkkk aproveita e pede um real a um desses que vc citou pra comprar seu pão kkkk

        Resposta
    • 6 de dezembro de 2015 em 9:22
      Permalink

      Outra: Recife tem peso histórico muito maior que Salvador. Salvador foi apenas a sede da colônia (num período em que a capital de fato era Lisboa). Até a primeira faculdade de medicina do Brasil, da qual os baianos se orgulham tanto, foi o pernambucano Correia Picanço quem bateu o pé e fundou.

      Resposta
  • 6 de dezembro de 2015 em 9:37
    Permalink

    Charles Andrade, e tem mais coisa: Recife possui a quarta concentração urbana mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Veja as fontes:

    http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,apos-sao-paulo-maiores-concentracoes-sao-rio-bh-e-recife,1657203

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_concentra%C3%A7%C3%B5es_urbanas_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o

    Concentração urbana é o melhor conceito para definir a importância de uma cidade, porque os políticos estão avacalhando as regiões metropolitanas oficiais ao adicionar cidades fora da mancha urbana, como fez Fortaleza ano passado, que adicionou cidades totalmente afastadas da capital em sua região metropolitana, a bem mais de 100 km. E enquanto isso Recife não adiciona à sua região metropolitana nem mesmo a cidade de Vitória de Santo Antão que fica a apenas 50 km.

    E parabéns pelo ótimo texto, Charles.

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2015 em 15:46
    Permalink

    Vários dados estão incorretos, nunca foi o maior PIB do nordeste, Salvador com 56 bi voltou ao posto de maior que após decadas tinha sido ultrapassado por Fortaleza , esta vem em segundo com 52 bi e Recife em terceiro com 46 bi ,nunca foi o maior centro industrial, em produçao industrial Pernambuco nao ganha nem para o Ceará , a producao industrial da Bahia é a soma das de Pernambuco e Ceara juntas e a maior concentracao está justamente na regiao metropolitana de salvador com o Centro industrial de Aratu e o polo de Camaçari que juntos possuem mais do dobro de industrias que SUAPE com várias empresas de grande porte muitas são eletrointensivas e tem portos próprios , e tem mais, a movimentacao portuaria de Pernambuco nao chega nem na metade da movimentaçao da movimentacao da Bahia cujo os dois principais portos estão justamente na região metropolitana de Salvador. Agora existem alguns pernabucanos megalomaníacos no nordeste , não se observar baianos, cearenses entre outros galgarem por tais posicões.

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2015 em 18:52
    Permalink

    Rpz, q povo megalomaníaco kkkk. No NE n existe uma capital, mas sim 9. Qto ao texto colocar história e cultura de recife como mais relevante q a da baiana eh no minimo questionavel rsrs. Sobre o pib, do sec xvi ao sec xvii, a capital das “provincias do norte” era ssa. No sec xx q recife assumiu o posto de maior economia do NE e so segurou ate final dos anos 1970 (leia se tb, rm). De la pra ca, a baiana sustentou ate 2012 e no resultado mais recente, a rm de ssa encostou novamente na rmr com uma diferença de 1bi (rms 88 bi e rmr 89 bi – fonte ibge 2013), lembrando tb q o pib municipal de fortal e ssa nunca foram inferiores ao de rec pelas metodologias recentes do ibge. Outro exemplo de economia, no NE n eh nem de longe o rio mar q vende mais, rsrs, o shopping da bahia, antigo “iguatemi” possui esse feito com mais de 1,2 bi de frente ao segundo colocado q n eh nem o rio mar. Sobre educaçao, lamento novamente, n eh rec quem detem os melhores indicadores na regiao, fortal nesse quesito se sobressai, possui cinco escolas no top 20 do enem, juntamente com a capital piauiense com duas escolas.os cearenses destacam se no ita tb. A ufc realmente esta atras da ufpe, mas se vcs observarem a cada ano, a ufc e ufrn diminuem a diferença, passando ano q vem a ufpe provavelmente se a angular se mantiver. Ou seja, tais opinioes sao contestaveis. E como se trata de explanaçoes, n vejo nenhum problema conjecturar, no entanto, qdo se trata de necessidade de se auto afirmar, gritando aos quatro cantos q tem “o pau maior”, quem mais se desgasta eh quem sofre dessa sindrome de vira lata. Respeitem os baianos e cearenses, evitem bairrismos, ate pq ssa e fortal n pararam no tempo e n sao estes q sao conhecidos por sua megalomania historica.

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2016 em 21:49
      Permalink

      Salvador é a melhor capital do nordeste, mais bonita, mais desenvolvida e Deus que me livre morar no país, onde a capital seria Recife, eles já morrem de inveja dos baianos, mas é assim mesmo a inveja é sempre do mais fraco pró mais forte, por isso eu entendo por que os Pernambucanos não gostam de baianos kkkk

      Resposta
  • 23 de janeiro de 2016 em 7:32
    Permalink

    Se os pernambucanos citam universidades, arranha céus ou consulados para justificar a vinda do HUB, então vou falar o que realmente interessa para os empresários fazerem dinheiro com isso. Fortaleza tem hoje um dos maiores portos do Brasil e o maior do norte nordeste. Portanto as transferências de mercadorias de aviões para navios seriam tranquilamente feitas, sem falar que este porto já é um Hub portuário no Brasil, ou seja, ele já conecta e abastece tida América do sul. Muito bem. Em Fortaleza existe o maior centro de convenções da América latina. Isso significa que muitos turistas a negócios viriam de todo o mundo para visitar as feiras internacionais de Fortaleza. Fortaleza já é a terceira cidade do Brasil em número de visita de turistas, inclusive com já vôos diretis implantados para várias cidades da Europa e USA. Assim seria já fácil organizar a criação de novas conexões de vôos. Existe aqui já uma base da LAN para toda América do sul. Quando um avião deles em Buenos Aires quebra, este pode vir para Fortaleza ser consertado. E isto são apenas alguns exemplos reais de muitos outros que não citei, como localização geográfica perfeita e mais perta entre Europa e usa, que economizaria dinheiro com combustível e taxas entre comércio entre continentes. Existe ainda o beach Park que é o maior parque aquático das américas e trazem milhares de turistas tido ano a fortaleza. Portanto Fortaleza já vem a muitos e muitos anos se preparando para receber este hub. Por estes investimentos na cidade Fortaleza já é a cidade mais rica do nordeste, e não Recife, como alegam os colegas patriotas pernambucanos. Por favor, antes de escreverem algo se informe no IBGE, o que há nesta cidade de que interessaria para haver uma hub. Fortaleza também é a 5 maior cidade do Brasil atrás somente de 1- São Paulo, 2- Rio de janeiro, 3- Salvador, 4- Brasília. No entanto Fortaleza já é disparado a cidade mais rica do nordeste. Isto é fato. E não é recife como alegam. No intetior e prais do ceara como jericoacoara, ja foram construidos aeropprtos para facilitar conexoes de voos com fortaleza , ou seja, o gicerno ja prevendo a vinda da hub ja se adiantou e preparou a cidade para isto. Bom. Existem muitos e muitos outros motivos para que a hub da lantam seja instalada em Fortaleza, mais quero frisar mais uma vez, e me desculpem também os baianos, estado este lindo também, mas Fortaleza é a cidade mais rica e também preparada do nordeste para receber o Hub. Agora vocês podem me ofender e dizer que estou mentindo, mas tudo que eu disse é fato, informações coletadas de vários órgãos do governo brasileiro e de fontes que estão sendo analisadas também pela lantam. No final veremos onde será instalado o hub.

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2016 em 19:07
    Permalink

    Dervemos Sim ser Indepemdende chega de tanta Corvadia por parde do Goveno Federal qui Nada Faz pelo Nordeste O Povo do Sul vivi pisando em Nois NORDESTINO Vamo Levantar A Cabeça e Trabalhar por nois mesmo Nao Por Braailha FODA-SE BRASILHA FODA-SE O SUL

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2016 em 14:11
    Permalink

    Na verdade pareceu um pouco parcialista mas numa visão mais imparcial creio que o resultado seria o mesmo. Faltou muita coisa mas como não teve as negativas equilibrou. Enfim, concordo mas não é tão simples assim.

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2016 em 17:07
    Permalink

    Desculpe Bahia . Se de algum modo ofendemos vocês POR causa de nossa arrogancia . Sou pernambucano mais não aprovo essa arrogancia . Todos nós somos da mesma regiao nao vejo motivos Para Tanta rivalidade . Nós de pernambuco criamos o Brazil foi la onde ele começou . Somos de descendencia da França , Holanda, Judaica, portuguesa. Entao mostre um pouco de educaçao Para com nossos vizinhos

    Resposta
    • 15 de julho de 2016 em 2:37
      Permalink

      Vocês criaram o Brasil????????????? Aí que tudo começou?????????????? Primeiramente essa questão de descendência é balela racial. Seu comentário falhou muito em não ser arrogante! E o país se iniciou no Descobrimento e criado pela Coroa! Grande parte da população brasileira de qualquer cor de pele tem ascendência judaica e nem sabe. E a descendência é irrelevante!

      Resposta
  • 3 de março de 2016 em 11:23
    Permalink

    Eu adoro a minha cidade, tudo nela a mim pertence, com orgulho e sinceridade… modéstia á parte, sou RECIFENSE!

    Resposta
  • 5 de março de 2016 em 11:05
    Permalink

    Quanta baboseira! Recife é melhor, Salvador é melhor! Pra que? Recife e Salvador são duas cidades ferradas, assentadas no subdesenvolvimento e na violência. Salvador tem PIB menor (e nem tão menor assim) pq a Bahia tem duas regiões metropolitanas (só pra os pernambucanos saberem). E, acho q os Pernanbucanos deveriam estudar melhor Salvador. Perceberiam que, se o Brasil se dividisse (a coisa mais ilógica é improvável de acontecer. Tipo, é mais fácil nevar em Macapá do que Brasília largar o osso) Salvador, Fortaleza ou Manaus seriam mais indicadas que Recife.

    Resposta
    • 5 de março de 2016 em 11:11
      Permalink

      Ah! Só pra saber, Salvador recuperou o maior PIB do Nordeste, mesmo com as duas regiões metropolitanas existentes na Bahia.

      Resposta
  • 29 de março de 2016 em 23:07
    Permalink

    Que lixo essa postagem, vergonha alheia mesmo desse site desconhecido que só vim ver hoje (com certeza é de um pernambucano), só faz incentivar mais ainda brigas pelo suposto “superioridade” da sua cidade em detrimento das outras, reduzindo sua importância na região. Mas fazer o quê né, é típico esse bairrismo doentio de pernambucanos se achando sempre o superior em tudo.

    Resposta
  • 21 de abril de 2016 em 21:13
    Permalink

    Parabéns pelo texto, Charles Andrade! Bastante aprofundado e bem escrito. O que lemos nas portagens anteriores são cenas de inveja, infelizmente. Aparecem alguns idiotas comentando de Hub da Latam, o que não tem nada a ver com o belo texto. Recife de fato dormiu no tempo, infelizmente. Mas vamos recuperar! Somos ainda a melhor capital do Nordeste, em todos os aspectos, e vamos melhorar ainda mais. Recife tem que ser respeitada! Fico feliz pela leitura feita de uma pessoa que não é pernambucana. Mania de grandezas, só tem quem é grande! Acho que o momento é de trabalho, vamos chegar onde queremos. Forte abraço amigo Charles, e vamos em frente!

    Resposta
    • 20 de junho de 2016 em 16:43
      Permalink

      Recife só tem favela, mal organizada, poco saneamento básico, e olhe que sou de Curitiba e ja morei em 5 capitais dai

      Resposta
      • 5 de julho de 2016 em 18:41
        Permalink

        Joavane, não sei de qual Recife você está falando, toda cidade grande tem favelas. Pra mim não interessa de onde você é. Aqui você não põe moral! Vai falar merda em outro lugar!

        Resposta
  • 25 de abril de 2016 em 21:26
    Permalink

    Isso é o verdadeiro Recife. Verdadeira ordem: Recife, Salvador, Fortaleza. Vir alguns comentários dizendo que o Recife é fedorendo, mas acho que não é movido por macumba e nem por preguiça.
    RECIFE A CAPITAL DO NORDESTE♡
    ORGULHO DE PERNAMBUCO♡

    Resposta
    • 19 de julho de 2016 em 19:25
      Permalink

      Kkkkkk NUNCA FORAM,NÃO SÃO,E NUNCA SERÃO, MAIOR Q A BAHIA kkkkkkkk vou citar uma frase de um jornalista, ” O nordeste é a Bahia,e a Bahia é o nordeste. O resto,é resto” Se conformem em ser nossos vizinhos. Muitos queriam ser,e n podem!

      Resposta
      • 12 de agosto de 2016 em 13:38
        Permalink

        Ninguém aqui falou que éramos maior do que a Bahia. É claro que a Bahia é maior que Pernambuco estamos falando da capital, em números de habitantes desenvolvimento econômico, histórico etc. Uma coisa é certa tamanho não eqüivale ao desenvolvimento não adianta se ter uma cidade tão grande sem saneamento e crescimento desacelerado. Recife tem a região metropolitana mais globalizada composta por 14 Municípios estes o Mais importantes. (Recife sede) Jaboatão dos Guararapes, Olinda. Com cerca de 4,4 Milhões de habitantes sendo o mais importante aglomerado urbano do norte-nordeste. Claro isto todos já sabem, não tenho rivalidade com ninguém e não quero ser melhor que ninguém mais isso é provável. temos o porto do Recife e o de suape o porto digital e o maior polo médico do norte e nordeste. Sede da tv globo Nordeste. Shopping Rio mar terceiro maior do Brasil, aeroporto internacional do recife o mais moderno do Norte Nordeste e terceiro melhor do Brasil. A única capital do Norte e Nordeste A possuir a maior linha férrea de trilhos do metrô com 29 estações inclusive VlT e BRT. Sem citar outras coisas senão vou passar um tempão aqui. Ah parem de falar que recife tem favelas e cheira mal, isso se tem em todas as cidades brasileiras aliás moramos no Brasil. Recife do meu agrado cidade de sol, mar, belas praias centro histórico maravilhoso, Olinda, porto de galinhas, jaboatao, gaibú, Recife maravilhoso. A maior metrópole do Norte-nordeste.

        Resposta
  • 1 de junho de 2016 em 23:14
    Permalink

    Sou carioca e resíduo em Aracaju, agora o kra falar que recife eh maior que salvador eh foda, kkkkkk, ou n conhece salvador direito ou eh apenas bairrismo MSM, recife eh uma cidade espremida, n conheço fortaleza, mas n sei nem se eh maior que a capital cearense, salvador eh enorme, destoa das demais, em relação a nomes pro pais tbm creio que a capital baiana ganha com folga, seguida do RJ, criador da bossa nova eh baiano, João Gilberto, os pioneiros da MPB, o pioneiro do rock nacional(Raul Seixas), forte influencia no SamBa nacional etc, fora os grandes escritores como Jorge amado conhecido mundialmente, João Ubaldo ribeiro, um dos maiores cineastas do pais Glauber rocha etc, capital que a anos lidera o numero de turistas no nordeste(mas de 20 anos), aeroporto mas movimentado do nordeste entre outros, em relação a cultura realmente a cultura pernambucana eh forte, mas se tem uma igualmente forte ou ate mas forte eh a da capital baiana, primeira capital do pais e por mas tempo etc, enfim, bem que me falaram que os pernambucanos são meio bairristas mesmo, hehehehehe

    Resposta
  • 20 de junho de 2016 em 16:45
    Permalink

    Isso bem relativo. Sou curitibano, já morei nas principais capitais nordestina pude perceber que cada uma dela tem uma peculiaridade diferente. Por exemplo: Transporte publico e infraestrutura, Fortaleza é muito superior a Recife e Salvador. Natal tem uma organização física invejável

    Resposta
  • 21 de junho de 2016 em 22:26
    Permalink

    RECIFE é a cidade mais importante do Nordeste, por tudo, e não adianta espernear. O rapaz que redigiu o texto nem pernambucano é. No Recife e região metropolitana nasceram mais, mas muito mais nomes de peso que Salvador e Fortaleza, e não só escritores e artistas de renome, mas também os maiores físicos e matemáticos do Brasil. No século XVI, Pero de Magalhães Gândavo disse que Olinda era o lugar mais rico do Brasil Colônia. Em 1815 Recife recebeu o primeiro consulado dos EUA no Hemisfério Sul, prova de que a cidade era a mais importante do Brasil economicamente. Mesmo com os muitos boicotes de Portugal e D. Pedro I, que minavam Pernambuco e favoreciam os comerciantes de escravos de Salvador e investiam na infraestrutura do Rio e de São Paulo, Recife continuava sendo a mais rica, e foi pioneira em diversas coisas como transporte ferroviário, saneamento e tantas outras, lembrando que as primeiras grandes obras públicas do Rio de Janeiro como a iluminação pública foram feitas com dinheiro pernambucano, e foi justamente a exploração de Pernambuco que levou o estado a promover tantas tentativas de separação. Sugiro que se conformem com a realidade, aceitem o valor que tem o Recife e estudem!

    Resposta
    • 19 de julho de 2016 em 19:22
      Permalink

      Recife é a cidade mais importante do nordeste?? Kkkkk vc ta maluco! Quem é Recife perto de Salvador? Salvador é a capital do nordeste mais conhecida internacionalmente! A Bahia é o estado de mais peso do nordeste! Seja em cultura,em história. Salvador já foi capital do Brasil,e ainda vem gente dizer q Recife tem mais historia kkkkkk E as diversas batalhas na baía de todos os santos para salvar nossas terras? Há mais de 40 embarcações naufragadas no fundo da baía de todos os santos,devido as guerras do Brasil colonia. E a guerra da independência da Bahia? Q é a verdadeira guerra/data da independência do Brasil! NÓS expulsamos os portugueses do Brasil! No NOSSO dia 2 de Julho! NUNCA q Pernambuco vai ter o mesmo peso q a Bahia. NUNCA q vai ter a mesma história. O Brasil foi descoberto na Bahia. NUNCA vão ser mais importantes q a BAHIA! Só pra finalizar, vou citar uma frase de um jornalista, ” O nordeste é a Bahia,e a Bahia é o nordeste. O resto,é resto”

      Resposta
  • 23 de junho de 2016 em 10:36
    Permalink

    Quanta síndrome do pau pequeno…. Eu só quero que Salvador seja maior para os soteropolotanos , no resto deixa Salvador com seu jeito bem gostoso de ser. Linda, musical, e preguisosa . Adoro Viva a Roma Negra, São Salvador da Bahia. Aproposito adoro Recife e Fortaleza.

    Resposta
  • 26 de junho de 2016 em 22:52
    Permalink

    Os Pernambucanos neste quesito estão certos.
    Eles são os maiores ou mais importantes, como queiram, por simplesmente a Bahia não pertencer ao nordeste.
    A Bahia é leste, só passou a ser considerada nordeste em 1970.
    Maldito ano em que a Bahia se fudeu.
    Podem ficar com o nordeste de vocês, que voltaremos a ser da nossa verdadeira região.
    Nosso querido LESTE.
    Adios nordestinos.
    Sou mais minha Bahia.
    Se tiverem alguma dúvida sobre o assunto, recorram as páginas da história.
    Pesquisem e fique informados.
    BAHIA NÃO É NORDESTE.
    VIVA PERNABUCO CAPITAL DO NORDESTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 19 de julho de 2016 em 19:11
    Permalink

    Desculpe amigo,mas Recife n tem mais história/cultura, q Salvador não! A Bahia foi,é,e sempre será,o estado mais importante do nordeste. É o estado do nordeste q tem o nome mais forte! E é o estado nordestino mais conhecido internacionalmente.

    Resposta
  • 26 de julho de 2016 em 13:29
    Permalink

    Salvador Vs Recife, Cara Recife eu lixo com uma taxa de mortalidade maior que a de Salvador, Além de lá teu uma taxa de expectativa de vida de 68 Anos, Salvador 72 anos, vcs são so marketing ate eu que tenho menos de 18 anos tenho fatos consumados e estudados que Salvador e bem maior do mordeste. Então antes de escrevem besteira si baseie em alguma coisa que realmente tenha sentido por favor, si não parem de falar besteira e procure o que fazer, Pior que Dizem que Baiano que e Preguiçoso um cara que não tem o que fazer escreve uma coisa dessa kkkkk

    Resposta
  • 28 de julho de 2016 em 15:16
    Permalink

    kkkkkkk, E isso ai Eliezer parabéns, vc tem menos 18 e sabe mais coisas sobre a sua região, Eu já fui as duas cidades e achei Salvador muito melhor que Recife vcs chamam uma capital fedorenta, suja, com uma taxa de mortalidade bem maior que as principais capitais do Brasil apresenta e quer chamar esse lixo de cidade de capital do nordeste si for o nordeste não merece alem das outras capital como:Salvador e Fortaleza apresentam um índice mais de desenvolvimento e salvador tem o maior PIB e PIB per capita do Nordeste e logo atras vem Fortaleza eu quando fui a Recife fiquei muito desapontado fui assaltado e vi que eles lá só dão valor a sua chamada zona sul e parece que esconde as comunidades e palafitas ao longo da cidade que são bem carentes. Na minha opinião Salvador e capital do nordeste e Fortaleza logo em seguida.

    Resposta
    • 18 de setembro de 2016 em 21:28
      Permalink

      Mas que bobagem pessoal, somos todos Nordestino, não precisamos de disputas. Deixem disso, temos que nos unir. Recife , Salvador e Fortaleza possuem coisas boas e ruins também. Mania de grandeza não adianta em nada gente.

      Resposta
  • 1 de outubro de 2016 em 15:42
    Permalink

    Hahaha, fazia tempo que não dava tanta risada. Nordestinos reclamam que o restante do país, notadamente sul é sudeste tem preconceito contra eles, mas vejam só quanta rixa interna eles tem. Baiano brigando com pernambucano, cearense querendo entrar na briga… da maneira como vejo, caso essa utopia se tornasse realidade esse novo Estado estaria quebrado e destruído por conflitos internos em menos de uma década.
    Nunca acreditei nisso e não generalizo, mas com essa atitude que vocês demonstram estão dando razão ao ditado que diz “o melhor lugar do Brasil é o Nordeste, o que estraga é o nordestino”.

    Resposta
  • 2 de outubro de 2016 em 23:38
    Permalink

    Deixe eu adivinhar , esse site é pernambucano?

    Resposta
  • 3 de outubro de 2016 em 9:40
    Permalink

    Bairrismo.Salvador é a 3 (terceira maior cidade do Brasil),a primeira capital do Brasil.E muito mais que não vou entrar no mérito pois você não foi técnico e sim bairrista.

    Resposta
    • 14 de novembro de 2016 em 23:23
      Permalink

      Que nada. Sou baiano e desde criança sempre ouvi falar de Recife como a capital do nordeste.

      Resposta
  • 22 de outubro de 2016 em 18:34
    Permalink

    Recife, a cidade dos marqueteiros. Parabéns pelo trabalho!

    Resposta
  • 13 de novembro de 2016 em 21:23
    Permalink

    Cito aqui, Recife é sim umas das cidades mais antiga do Brasil, foi fundada em 12 de março de 1537, Olinda é a 1° em 1535, Salvador foi em 1549 que sim se tornou capital do Brasil colônia pela sua importância, Recife assumiu o status da mais rica e urbanizada cidade das américas por mais de 200 anos, foi também em Pernambuco que partiu grandes povoações aos estados do Ceará Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Pernambucanos e Baianos tem que se unir pois foi por esses dois estados que se começou a povoação e desenvolvimento do Brasil, apesar que atualmente essas duas grandes cidades ricas culturalmente, historicamente, regionalmente e nacionalmente encontram-se, sim abandonadas, esquecidas pelo governo federal, foi palco do desenvolvimento do Brasil e o governo não esta nem aí, o que temos que fazer é nos unir pois somos irmãos, vizinhos.

    Pernambucanos e Baianos temos sim muita particularidade, união, história para contar, somos privilegiados por sermos as primeiras regiões escolhidas por Portugal, fomos o principal centro financeiro do Brasil por mais de 200 anos, isso é um motivo para nos orgulhar, a nossa história é rica e temos cidades como Petrolina ( Pernambuco ) e Juazeiro ( Bahia ) que se dá muito bem, Pernambucanos e Baianos sim se respeitam, se orgulham e se entendem, essas “rixas” que tem são de pessoas que não entendem de cultura e querem colocar toda a Bahia e todo Pernambuco, um contra o outro. como se pode brigar os vizinhos irmãos?

    Temos sim que nos orgulhar, precisamos sim melhorar muito ainda em transporte, desenvolvimento, crescimento… mais isso depende da ajuda da população juntamente com os órgãos governamentais.

    Viva Pernambuco e Viva a Bahia.

    Sou Pernambucano mais amo todo o Nordeste.

    Resposta
  • 14 de novembro de 2016 em 19:37
    Permalink

    Eu de SP só vim pra ler os coments e rir da richa das 3 cidades. Mania de grandeza só tem quem é grande e isso é bom para o NE, se nivelar por cima. Se se tornasse independente, voces ganhariam muito mais. Mas quero deixar minha opinião de quem é de fora, de outro espectro: Recife tem uma excelencia mais acadêmica, um estado com proeminencias mais para a cultura intelectual e erudita de certa forma, Salvador exerce uma cultura mais ‘pop’ de consumo, que tem mais influencia nacional do que qualquer outra, ja Fortaleza pende mais para o popular, o regionalismo, o verdadeiro espírito nordestino. As 3 tem é muito, mas muito que melhorar para serem cidades verdadeiramente decentes, mas se auto questionar e querer ser melhor que os vizinhos cria-se competitividade, desde que seja de maneira honesta, é saudável e muito importante para o desenvolvimento de uma região, mas bairrismo exarcebado não ajuda em nada, e por esse mal costume não podem reclamar dos sulistas, voces tem que por na cabeça que a união que faz a força, se é para acabar com a treta regional, se um dia se transformar num novo país que se redesenhe os estados de maneira vertical e não horizontal como é hoje e tá pronta a bagunça e bairrismo não faria mais muito sentido. Cada uma das cidades tem suas qualidades, ponto forte em detrimento a outra, por isso fica muito parelho, nivelado, mas minha humilde opinião seria ligeiramente Recife a mais adequada, pois se tem uma visão de cidade mais moderna e uma imagem moderna é muito importante para qualquer nação.

    Resposta
  • 22 de novembro de 2016 em 14:37
    Permalink

    A União faz a força. O que distingue o Brasil dos demais paizecos da América Latina é exatamente as suas dimensões e união. Separação só serve pra criar barreiras comerciais entre os países, empobrecendo e desempregando a população, enquanto enriquece governantes o burocratas.

    Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: