Plano anual de leitura da Bíblia

Não tenho muitas resoluções para o ano novo. Estou satisfeito com o meu peso; pratico esportes duas a três vezes por semana; durmo muito bem, obrigado; não fumo; raramente bebo e, ainda assim, moderadamente; gosto do meu emprego e passo tempo suficiente com a família e amigos. Embora tenha muitos objetivos pessoais a conquistar em 2017, nenhuma daquelas resoluções clichês que as pessoas repetem todo os anos (e quase sempre não cumprem) poderiam de algum modo me ser úteis. Mesmo assim, penso que seria displicente de minha parte deixar passar em branco o simbolismo da virada. Então resolvi que, em 2017, vou reler a Bíblia toda, do Gênesis ao Apocalipse. Eu já havia feito isso uma vez, mas faz muitos anos. Está na hora de repetir a dose.

Existem muitas maneiras de fazer isso. Alguns preferem ler textos do Antigo Testamento alternados com textos do Novo Testamento. Outros preferem ler seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos em vez da ordem tradicional. A internet está repleta de planos anuais de leitura da Bíblia. Tem para todos os gostos. Em qualquer um deles, é possível ler a Bíblia toda em apenas um ano, lendo em média 3 capítulos por dia (o que tomará poucos minutos). Como eu já tenho um conhecimento razoável do todo, do panorama geral da Bíblia, vou seguir o plano de leitura mais tradicional, elaborado pelo portal Internautas Cristãos. Se estiver disposto a me acompanhar nessa jornada, é só salvar a imagem abaixo (clique para abrir em tamanho maior) e seguir o cronograma.

plano-anual-de-leitura-da-biblia

Uma questão pertinente é saber qual tradução da Bíblia usar. Pela clareza da linguagem, fidelidade ao texto original e beleza de estilo, recomendo a mesma que vou usar: Nova Versão Internacional (NVI). Você pode baixá-la em PDF nestes links:

Antigo Testamento (NVI)

Novo Testamento (NVI)

Boa leitura! Feliz 2017!

Veja também:
Como e por que ler os clássicos?
Por que a Bíblia católica tem mais livros?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 opiniões sobre “Plano anual de leitura da Bíblia

  • 29 de dezembro de 2016 em 8:04
    Permalink

    Olá Charles!

    Primeiramente agradeço pelo seu trabalho com as publicações e pelo conteúdo, sempre excelente. Aprecio muito.

    Quanto ao post atual, gostei da ideia. Estava pensando exatamente nisso esses dias (resoluções de início de ano e quanto perdeu o sentido ante a sensação de despreendimento que tenho experimentado).

    Abraços

    Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: