O que você está pesquisando?

pesquisaUma breve confissão (ou seria um desabafo?) do pós-graduando. Uma situação corriqueira pela qual todos nós, estudantes universitários, já passamos (ou vamos passar) várias vezes durante a jornada acadêmica, especialmente em cursos de pós-graduação.


Sempre que digo a alguém que faço doutorado, já começo a ter calafrios. Porque em seguida, inevitavelmente, vem uma pergunta do tipo “ah é? e o que você está pesquisando?”. Pronto. Não existe tarefa mais árdua do que explicar a uma pessoa leiga no assunto o tema da sua pesquisa. É claro que a gente tem as hipóteses, os objetivos e, se bobear, até a metodologia na ponta da língua. Mas traduzir tudo isso de maneira simples, concisa e coesa não é fácil. Ainda mais quando parece ser impossível fugir dos termos técnicos. Entretanto, a outra pessoa não espera de você uma aula sobre o assunto. Às vezes ela nem mesmo quer saber de verdade o que você faz. Está apenas tentando ser educada.

Terminada esta etapa, dependendo do grau de especificidade do seu trabalho, vem o segundo ato: convencer a outra pessoa da relevância da sua pesquisa. Porque nem toda pesquisa é sobre a descoberta da cura do câncer ou sobre uma nova fonte de energia. Existem pesquisas básicas, sobre enzimas, proteínas ou novos materiais cujos resultados são ansiosamente aguardados no meio acadêmico. Mas vai explicar isso para a sua tia/vizinha/irmã-da-amiga-da-sua-prima! Depois de algumas tentativas mal-sucedidas, estou pensando seriamente na possibilidade de ensaiar alguma resposta-pronta-engraçadinha para quando for pego desprevenido nesta situação.

.

Descreva sua pesquisa em apenas uma frase

Você se dedica a estudar determinado assunto, todos os dias, durante anos. Passa dias e noites tentando responder aquela pergunta inquietante. Não há como não se envolver emocionalmente com aquele tema. É bem provável que você consiga passar horas explicando suas descobertas. Ao final, você olha para todas aquelas folhas com um misto de alívio, alegria e sensação de dever cumprido. Mas você conseguiria resumir toda sua pesquisa em uma única frase? Pois esta é a proposta do tumblr LOL My Thesis, que virou febre entre os pesquisadores no exterior. As frases, na maioria das vezes escritas pelo próprio autor da pesquisa, resumem as pesquisas já concluídas com apenas uma frase, simplificando muitas vezes de maneira intencionalmente engraçada as intenções e descobertas. O resultado é que muitas pesquisas acabam soando ridículas, absurdas ou extremamente óbvias. Em alguns casos, a frase ainda vem acompanhada do link para o estudo que realmente foi publicado, o que torna tudo bem mais engraçado. E você, o que está pesquisando na pós-graduação? Conseguiria resumir sua pesquisa em uma frase?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: