Homo (não) Sapiens

Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em 4,5 bilhões de anos, com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas 4 horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e foram nesses últimos 60 segundos que se produziu todo o lixo do planeta! Veja nos dois casos a seguir, a gravidade desse problema ecológico.

predador

.

A ilha de Midway

A ilha de Midway, como o nome sugere, fica no meio do caminho entre a Ásia e a América no Norte, no Oceano Pacífico. Trata-se, na verdade, de um atol de apenas 6,2 km², que recebe um trágico conjunto de correntes marinhas que fazem o lixo despejado pelos humanos nas praias e no mar, composto 90% por plástico, navegar pelo oceano até o estômago dos pássaros que lá habitam, cujo morador mais ilustre é o albatroz. Pesquisas mostram que praticamente todos os pássaros que vivem no atol têm plástico em seus aparelhos digestivos. Dos cerca de 1,5 milhão de albatrozes que habitam a ilha, pelo menos 1/3 morre em consequência disso. Desde 2009, Chris Jordan – um artista de Seattle (EUA), cidade da costa oeste americana que deve ser responsável por grande parte desse lixo – se dedica ao projeto Midway: Message from the Gyre, uma série de fotografias de filhotes de albatroz mortos pelos objetos de plástico ingeridos na costa da Midway Island. O trailer abaixo é uma pequena amostra do passo seguinte, um documentário previsto para o final de 2013, que está sendo financiado por doações de pessoas do mundo todo via internet.

.

NOTA: Na Segunda Guerra Mundial, ironicamente, o atol de Midway foi palco de uma das mais sangrentas batalhas navais da história. Seis meses após o ataque japonês a Pearl Habor, a marinha norte-americana destruiu a japonesa na que foi considerada a mais importante da campanha no Pacífico durante a Segunda Guerra. Por sua localização estratégica, assim como Pearl Habor, Midway também hospedava um base militar para proteger a costa norte-americana. Hoje é um sintoma do estado doentio da civilização.

Fonte: Blog do Tas.

.

O lixão do Pacífico

A reportagem fala por si: não tenho muito a comentar. O primeiro impulso que tive foi procurar por culpados. Chineses? Japoneses? Americanos? Não adianta. Aquela montanha de plástico e culpa no meio do Pacífico é como coração de mãe: sempre cabe mais um. Talvez no meio de todo o lixo, uma tartaruga marinha desavisada encontre aquele canudo que deixei cair semana passada no chão da lachonete. Apenas fica aquele sentimento de culpa e vergonha pela minha espécie.

.

O planeta Terra é você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: