HQ sobre igualdade de oportunidades

O ilustrador australiano Toby Morris, em um quadrinho intitulado On a Plate (De Bandeja), mostra como não existe meritocracia sem que haja igualdade de oportunidades. Veja abaixo a versão em português traduzida pelo portal Catavento.

igualdade de oportunidades 1 igualdade de oportunidades 2 igualdade de oportunidades 3 igualdade de oportunidades 4

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 opiniões sobre “HQ sobre igualdade de oportunidades

  • 26 de outubro de 2015 em 11:14
    Permalink

    É impossível negar que exista desigualdade social. O objetivo de qualquer pessoa sã deveria ser reduzir esta desigualdade, até aí ok, concordo com o quadrinho (apesar do tom lamentoso e abuso do lugar-comum). Nem todas as pessoas privilegiadas economicamente conseguem reproduzir o sucesso financeiro de seus pais (apesar de com certeza iniciar com certa vantagem). Nem todas as pessoas pobres se mobilizam no sentido de alavancar sua posição financeira (não são todas as pessoas pobres que trabalham e estudam, por exemplo). Assim, não é possível descartar a priori, o mérito de quem obteve sucesso financeiro, ainda que tenha largado em vantagem, não cabe culpa-lo. A mobilidade social deve ser calcada em oferecer educação básica gratuita e de qualidade para todos, procurando assim, nivelar (um pouco) a largada, porém, a abordagem do pobre-coitado, do despossuído, da vitimização do pobre não ajuda. Esta é a minha opinião.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2015 em 13:23
    Permalink

    Ressalvo, realmente ocorrem casos assim, mas esse quadrinho “retrata” como se fosse determinativo, não ACHO que se possa retratar como as coisas funcionam, hoje as pessoas tentam justificar as contra razões de ser abastado, tem pessoas muito muito bem sucedidas e que trabalham muito, são pessoas fantásticas, não são amargas nem deprimidas, pessoas tão felizes quanto as mais humildes que conheço, parece que hoje se tenta justificar o preço do sucesso com algo que detenha contra valores para compensar.

    Não sejamos tão deterministas, pessoas de sucesso são apenas pessoas com toda a natureza que também detemos, pensai-vos que possamos ser nós mesmos e portanto não deveríamos perder nada por isso.

    Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: