Espectro político hexagonal

Deu muito trabalho, levou muito tempo e passou por muitas versões, mas finalmente consegui desenhar um espectro político decente, que representa bem a realidade política brasileira na atualidade. Ele é autoexplicativo. Você vai facilmente perceber que, na vertical, o espectro vai desde a liberdade absoluta (na parte de cima) até as ditaduras totalitárias (na parte de baixo). Dividindo-o ao meio em duas metades, todo o lado esquerdo representa ideologias de esquerda, assim como todo o lado direito, ideologias de direita. Sem mais explicações óbvias, eis abaixo, para vossa apreciação, a minha mais nova criação. Dei-lhe o nome de “espectro político hexagonal” ou, se me permitem ser menos modesto, “espectro político Andrade” (clique na imagem para ver em tamanho maior). O que acharam?

Veja também: Direitistas querem liberdade, esquerdistas querem igualdade

espectro-politico-hexagonal-charlezine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 opiniões sobre “Espectro político hexagonal

  • 6 de abril de 2016 em 20:30
    Permalink

    Olá Charles, observando o gráfico gostaria apenas de deixar uma sugestão:
    Ficaria perfeito se ao invés de desenhar uma linha separando os diferentes espectros políticos fosse usada uma “roda de cores”, aí seria possível perceber a proximidade inerente ao comunismo e o fascismo, por exemplo, representando-os verdadeiramente como são: irmãos siameses e não lados distintos do espectro político.

    http://www.portalwacom.com/wp-content/uploads/2015/10/Roda-Cores.jpg

    O que você acha?

    Resposta
  • 12 de abril de 2016 em 9:46
    Permalink

    Permita-me concordar com o amigo acima. Não sou simpático ao fascismo do lado “direita” do espectro. Faltou isso para a perfeição.
    Tem um detalhe que talvez levasse um bom tempo para discutir. Está absolutamente no lugar certo de seu espectro: O Anarquismo. Para mim é pior do que o comunismo pois seria a aceitação de todas as idéias do comunismo de forma livre. Isso equivaleria a uma “apostasia” total às idéias liberais e a todos os princípios judáico-cristãos e à negação completa de Deus ou de tudo o que seja transcendental.

    Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: