Entenda o significado das estrelas que compõem a bandeira do Brasil

Veja também: Entenda os “palavrões” do Hino Nacional Brasileiro

Pouca gente sabe, mas as 27 estrelas presentes na bandeira do Brasil representam cada um dos 26 Estados mais o Distrito Federal. Na verdade, cada estrela representa especificamente um Estado, como você pode ver na imagem a seguir. Abaixo do nome do Estado, estão o nome da estrela que o representa e da constelação a que ela pertence.

800px-Flag_of_Brazil_(sphere).svg

A próxima imagem é o desenho modular (ou técnico) da bandeira do Brasil. Ele especifica a posição exata que cada constelação deve ocupar, mantendo as proporções oficiais.

800px-Flag_of_Brazil_(dimensions).svg

A imagem a seguir mostra como devem estar posicionadas as estrelas que formam a constelação do Escorpião, a maior e mais complexa presente na bandeira brasileira.

Scorpius_Bandeira_Brasil

Para finalizar, o mapa abaixo mostra quais Estados brasileiros são representados por cada constelação. A cor de cada unidade da federação indica a qual constelação pertence a estrela a ela correspondente (vide legenda).

Com informações de: Wikipedia.

.

ATUALIZAÇÃO EM 18/09/2013:

Hoje, 18 de setembro, celebra-se no Brasil os símbolos nacionais. O quadro “Repórter Brasil Explica”, da TV Brasil, detalha o significado de alguns deles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: