Dicas de estudo #3 – Individual e ativo

No último post da série, nós vimos que o segredo para uma boa rotina de estudos é obedecer a um ciclo do aprendizado: (1) assistir aula para entender, (2) estudar para aprender e (3) dormir bem para fixar. Ora, a aula quem prepara é o professor, não você. Você tem pouquíssimo controle sobre o conteúdo das aulas, porque ele geralmente é escolhido pelo professor, e este tem que obedecer um certo programa. Sobre o processo de sedimentação do conhecimento no seu cérebro durante o sono você também não tem nenhum controle, porque isso acontece a nível inconsciente. Então a única etapa desse processo sobre a qual você tem pleno controle é a hora de estudar, e é sobre essa etapa que eu quero dar mais algumas dicas.

Ainda no post anterior, eu disse que há uma diferença básica entre ser aluno e estudante: aluno é quem assiste as aulas, estudante é quem estuda. Mas isso não é tudo. Existe outra diferença fundamental entre ser aluno e estudante, ou seja, entre assistir aula e estudar. Assistir aula é uma atividade COLETIVA e PASSIVA: você está em grupo e ouvindo o professor. Estudar é uma atividade INDIVIDUAL e ATIVA: você deve estar sozinho e escrevendo. Por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. Portanto, se você quer ser um estudante de verdade em vez de apenas um aluno, você deve revisar o conteúdo das aulas e fazer os exercícios propostos sozinho em casa.

Um grande defensor dessa ideia de que só se aprende de verdade no estudo solitário é o professor Pierluigi Piazzi. Ele também costuma dizer que “ninguém está estudando se não tiver uma caneta ou um lápis na mão e estiver escrevendo”. Portanto, não se contente em apenas ler; isso não é estudar. Também não é suficiente sublinhar as partes mais importantes do texto ou sinalizá-las com um marca texto. Para estudar você precisa rabiscar e escrever, de preferência à mão. Segundo o professor Pier (como é carinhosamente apelidado pelos seus alunos), muitas pesquisas indicam que os alunos que escrevem à mão aprendem mais do que quem só digita. “Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra à mão, mas isso não acontece quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita. (…) As neurociências já mostraram que aquilo que você escreve à mão vai pro teu HD; aquilo que você digita vai pro HD do computador. E na hora de fazer vestibular ou prestar um concurso, o computador que você leva é este, sua cabeça. É esse computador que você deve treinar mais”, diz.

Mas espere: não é porque você precisa estudar escrevendo que você deve sair copiando todo o conteúdo do livro. Faça resumos, fichamentos, resenhas e esquemas da matéria. Para saber o que vale a pena escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consultá-la, é preciso ser conciso, mas, ao mesmo tempo, abordar os pontos principais. É justamente isso que você precisa escrever quando for estudar.

.

Outros posts da série dicas de estudo:

1 – A atitude correta
2 – O ciclo do aprendizado
3 – Individual e ativo
4 – Educação egoísta
5 – Concentração e foco
6 – As quatro etapas
7 – Pierluigi Piazzi
8 – Lúcia Helena Galvão
9 – Como estudar sozinho em casa
10 – Como estudar para uma prova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma opinião sobre “Dicas de estudo #3 – Individual e ativo

  • 12 de fevereiro de 2015 em 13:35
    Permalink

    Muito bom!!! Realmente eu só consigo captar mais o conteúdo quando saio rabiscando, escrevendo… As vezes rabisco tanto, que na hora da prova acabo visualizando os rabiscos feitos no caderno. É incrível!!!

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2015 em 14:22
    Permalink

    Muito boas suas dicas, inclusive já pratico algumas delas, principalmente esta última. Gostaria que vc desse dicas pra quem estuda pra concurso sozinho em casa, sem frequentar cursinhos (como seria o ciclo?). Obrigada e parabéns pelo blog com conteúdos interessantes.

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2015 em 14:24
    Permalink

    Adoro o blog, ótimas dicas que são essenciais 🙂

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2015 em 14:26
    Permalink

    Adoro o blog, ótimas dicas que são essenciais, facilitam muito na hora de estudar ..

    Resposta

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: