Uma utopia arquitetônica

O crescimento vertical e a fuga das cidades para cima sempre foi um tema recorrente da ficção científica que explora o futuro. Nesse sentido, o projeto “city in the sky”, criado pelo arquiteto búlgaro Tsvetan Toshkov, consiste em um verdadeiro paraíso, um oásis que se projeta acima das metrópoles poluídas e barulhentas. Trata-se de parques ecológicos situados acima de grandes arranha-céus. Dessa forma, as pessoas teriam um tranquilo refúgio do estresse da vida cotidiana sem ter que sair dos grandes centros.

Sky_City_Dragon

“A vida nas grandes cidades é cada vez mais rápida e estressante. No mundo moderno, o homem está correndo no curso do progresso, mas em algum lugar no fundo de seu coração existe o desejo por uma realidade mais silenciosa e verde, que parece cada vez mais longe”, destaca o arquiteto.

Sky_City_London

Embora seja apresentado de forma realista, o conceito de Toshkov não tem essa pretensão em termos de estrutura de engenharia. É apenas uma imaginação artística. O projeto foi pensado para Londres, na Inglaterra, mas não chegou a sua fase final e o conceito se transformou em uma utopia arquitetônica que virou animação.

Toshkov usa formas geométricas e orgânicas inspiradas na sequência de Fibonacci e na flor de Lótus, que, na cultura oriental, simboliza muitas vezes a capacidade de se elevar acima das preocupações e problemas da vida cotidiana. Por isso, tem sido um tema de inspiração para muitos artistas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: