Brasil tem eleição para presidente mais apertada desde a redemocratização

O segundo turno da corrida presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) teve a disputa mais apertada para presidente desde 1989, quando o país voltou a ter eleições diretas para presidente após o fim do regime militar. A vitória de Dilma só foi conhecida às 20h30, com 98% das seções apuradas. A petista terminou com 51,64% e o tucano, com 48,36%. Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) foi eleito no segundo turno com 53,03% dos votos válidos, contra 46,97% de Lula (PT). Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganhou no primeiro turno com 55,22% e 53,06% dos votos válidos. Em 2002, após três derrotas, Lula (PT) foi eleito pela primeira vez ao alcançar 61,27% votos válidos no segundo turno, contra 38,73% de José Serra (PSDB). Em 2006, Lula (PT) foi reeleito no segundo turno com 60,83% dos votos válidos, contra 39,17% de Geraldo Alckmin (PSDB). Em 2010, quando conquistou seu primeiro mandato, a petista Dilma Rousseff também foi eleita no segundo turno. Na época, ela superou o tucano José Serra. Dilma foi eleita em 2010 com 56,05% dos votos válidos, contra 43,95% de Serra. Veja o histórico no infográfico do G1 abaixo:

o-resultado-das-ultimas-eleicoes-presidenciais


Veja como foi a votação para presidente
em todos os municípios do Brasil

Logo após a apuração dos votos e o anúncio do resultado das eleições presidenciais, o site do jornal Folha de S.Paulo divulgou um infográfico interativo no qual é possível ver no mapa como votou cada município desse brasilzão. Confira os prints abaixo:


VOTAÇÃO DE AÉCIO E DILMA POR MUNICÍPIOS

dilma-aecio-2014


VOTAÇÃO DE AÉCIO NEVES POR MUNICÍPIOS

aecio2014


VOTAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF POR MUNICÍPIOS

dilma2014


Veja quais famosos declararam voto em
Dilma ou Aécio nestas eleições presidenciais

urnaJá vimos aqui que a corrida presidencial de 2014 no Brasil foi a mais disputada e acirrada de todas, desde que o País voltou a ter eleições diretas para presidente após o fim regime militar. Foi também a mais participativa, a que mais mobilizou o País, a que mais mexeu com o sentimento das pessoas. Nunca antes se tinha visto tanta gente fazendo campanha nas ruas e na internet. Amizades foram desfeitas ou enfraquecidas e rolou até agressões físicas e verbais. O Brasil dividiu-se ao meio (digo “meio” quase literalmente, dada a acirradíssima disputa nas urnas).

Nessa polarização nacional, não foram apenas pessoas comuns que manifestaram apoio a um dos candidatos. Um número surpreendente de famosos, dentre eles principalmente artistas e intelectuais, abriram mão da zona de conforto e, em detrimento das possíveis (na verdade, inevitáveis) críticas que poderiam receber, se posicionaram e declararam seu apoio e seu voto em um dos candidatos. Quase ninguém quis ficar neutro! Agora que as eleições já passaram e isso não influenciará mais o voto de ninguém, sacio vossa curiosidade (que também era minha) de saber quais famosos declararam voto em Dilma (PT) ou em Aécio (PSDB) nessas eleições. Clique na tabela para ver em tamanho maior.

votos dos famosos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: