Bilionário russo promete possibilitar a imortalidade humana até 2045

Segura firme aí: faltam só 32 anos para você poder se tornar imortal! Bom, não exatamente você, com corpo e tudo, mas apenas a sua consciência. É o que propõe o projeto 2045 Initiative, patrocinado por um bilionário russo. A notícia já circulou em 2012 no Discovery News, mas voltou a repercutir no Mashable no mês passado.

NOTA: Na minha concepção antropológico-filosófica, penso que a consciência humana (mente, alma, espírito, inteligência, nous, psique, ou como preferir chamar) sempre foi imortal ou, pelo menos, transcendente ao corpo.  Mas os cientistas envolvidos no projeto em questão adotam um ponto de vista cético e materialista; portanto, pretendem tornar possível a imortalidade da consciência através dos avanços da ciência.

avatar-project

Um magnata russo está planejando alcançar a imortalidade cibernética nas próximas décadas. A ideia é muito mais séria do que pode parecer à primeira vista, tanto que o multimilionário já tem uma equipe inteira de profissionais trabalhando no desenvolvimento de unidades holográficas funcionais com capacidade de carregar um cérebro artificial humano. Agora, o russo está tentando reunir mais bilionários ao redor do mundo interessados em colaborar financeiramente com o intento. O homem por trás do projeto 2045 Initiative — descrita como uma organização sem fins lucrativos — é Dmitry Itskov. A lista de metas e prazos que o russo estipulou para o desenvolvimento da obra é um tanto ambiciosa. Segundo a imagem acima, divulgada no site oficial do projeto, as ações preteridas são as seguintes:

  • Até 2020: a criação, com sucesso, de um avatar para o qual um cérebro humano possa ser transplantado.
  • Até 2025: conseguir transplantar com sucesso o cérebro de uma pessoa no final da vida para o avatar.
  • Até 2030: criar um cérebro artificial.
  • Até 2035: conseguir, com sucesso, transplantar o cérebro artificial para o avatar.
  • Até 2040: a criação de um corpo holográfico.
  • Até 2045: finalmente transplantar o cérebro artificial humano para o avatar holográfico, representando o ser imortal.

Veja o vídeo de apresentação do projeto (áudio em inglês):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta:

%d blogueiros gostam disto: